Como otimizar as vendas da sua Loja Virtual | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Como otimizar as vendas da sua Loja Virtual

MKT TW

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Saiba porque você pode apostar no e-commerce para se manter competitiva, e quais são as 13 dicas que vão ajudá-lo a otimizar as vendas da sua loja virtual.

O empresário sabe que para manter o fluxo de caixa positivo é preciso realizar vendas. Se não consegue vender, não existe faturamento. E se não existe faturamento, não há como fazer novos investimentos, pagar dívidas, nem manter a empresa funcionando. Hoje, por conta da pandemia, o maior desafios para os empresários é realizar vendas pelas lojas físicas. Por isso, como forma de amenizar nem que seja um pouco os prejuízos causados pela paralisação, muitos estão apostando no comércio eletrônico, investindo em soluções como uma loja virtual, para continuar vendendo.

O problema, porém, é que muitos empresários não sabem exatamente como o e-commerce funciona. Muito menos que medidas precisam ser tomadas para otimizar as vendas pela internet

Qual acaba sendo o resultado dessa ação, sem planejamento? Alta insatisfação de clientes, perda de credibilidade da marca e até prejuízos.   

Está com dificuldade em otimizar vendas da sua loja virtual? Veja, neste post, quais são os segredos para vender mais produtos e qual é a importância da sua marca se consolidar na internet. 

Veja ainda 13 dicas importantes que vão melhorar a experiência do seu e-commerce, e como essas medidas podem ajudar a sua empresa a vender mais!

Como otimizar as vendas da sua loja virtual

E-commerce: qual o segredo para vender mais?

O e-commerce é a prática comercial realizada pela internet. Desde que houve a popularização dos smartphones, tem se tornado um fenômeno entre os consumidores e uma forte tendência entre os empresários. 

Como muitas empresas estão migrando para o mundo digital e apostando no e-commerce para continuar as vendas durante a pandemia, a disputa por novos clientes se tornou mais acirrada. 

As empresas que já se consolidaram nesse mercado não parecem preocupadas com esse crescimento como é o caso da Magazine Luiza, Amazon, Walmart e Saraiva. No entanto, para os pequenos empreendedores, que recém estão dando as caras na internet, o e-commerce é um mistério. 

Afinal, qual é o segredo para vender mais em uma loja virtual se é impossível ter um contato cara a cara com o cliente?  

Bem, se formos responder essa pergunta em um único parágrafo, diremos que a chave para o sucesso do e-commerce está relacionado a três fatores: 

  1. qualidade das mercadorias;
  2. atendimento diferenciado nas entregas; 
  3. otimização de serviços.

Mas, sabemos que existem outros “segredinhos” por trás disso desses três pontos-chaves. E foi por isso que desenvolvemos esse post. 

A importância de vender pela internet

Segundo a GlobalWebIndex, empresa SaaS de pesquisa de mercado, o tempo gasto em redes sociais aumentou quase 60% nos últimos sete anos. Isso significa que cada vez mais pessoas estão migrando para o universo digital, e que a internet têm conseguido concentrar um número exponencial de potenciais compradores. 

A empresa que quer  ter uma chance de aumentar as vendas e conquistar uma fatia desse público, precisa acompanhar de perto essa transição e migrar o quanto antes para esse novo território. Do contrário, é só questão de tempo até ser substituída pela concorrência.

Hoje, vender pela internet não é apenas um dos caminhos para aumentar o volume de vendas. Agora, apostar no e-commerce é considerada também uma ação estratégica para os empreendedores se manterem vivos, ativos e fortalecidos no mercado. 

Se a empresa não estiver onde o seu público-alvo está concentrado, não tem como a marca ser reconhecida pelo consumidor. Como consequência, seu desempenho cai e a empresa deixa de ser lembrada na hora em que o cliente decide realizar uma compra.

Entendeu por que é tão importante para a sua empresa estar visível e realizando vendas pela internet

Por que otimizar as vendas da sua loja virtual?

Se um cliente decide comprar uma mercadoria pela internet, qual é a primeira coisa que ele faz?

Primeiramente, uma pesquisa para avaliar preços e analisar as condições de pagamento oferecidas pela empresa. Segundo, começa a verificar quais são as lojas que oferecem benefícios como, por exemplo, cupons de desconto ou frete grátis. 

Se numa primeira experiência de compra tudo ocorre perfeitamente, ok! Sabemos que o cliente voltará a fazer negócios. 

Entretanto, se falhas ocorrerem (atraso na separação dos pedidos, demora para enviar a mercadoria para a transportadora ou o produto chega com defeito por exemplo), ele automaticamente se decepciona e parte para a concorrência. 

Sentiu a pressão? Pois é! É assim mesmo que a coisa funciona. 

Hoje, quem quer aumentar as vendas, precisa entender que o seu público-alvo está mais exigente. Também, que os seus processos logísticos precisam estar sempre bem alinhados para evitar ao máximo os erros. 

Todos os setores que fazem parte da empresa precisam estar funcionando corretamente, e trabalhando em sintonia para garantir que uma separação e distribuição de pedidos eficaz. 

Não só isso, que as entregas sejam realizadas o mais rápido possível.

13 dicas para otimizar e aumentar as vendas online

Agora que você já sabe a importância da empresa trabalhar com o e-commerce, que tal conferir 13 dicas que vão ajudar você a otimizar e aumentar as vendas pela internet?

1. Tenha uma estratégia de conteúdo

Na internet, não existe contato direto entre um vendedor e o cliente. Se uma pessoa está acessando o seu site ou perfil no Instagram, ela está apenas conferindo os conteúdos que são postados na página. 

Uma vez que não há diálogo direto com o comprador, a única forma de interagir com esse usuário é através de conteúdos, não é? 

Assim sendo, para conseguir captar e reter a atenção desse cliente em potencial, você precisa estar disponibilizando conteúdos que sejam realmente relevantes para ele.

Afinal, os conteúdos serão responsáveis por mantê-lo interessado na sua página. Também em conhecer mais sobre a sua empresa, produtos e serviços. 

Sabemos que o seu objetivo é vender. Contudo, para ter sucesso no meio digital você precisa oferecer algo que vai além das mercadorias. Que, nesse caso, são os conteúdos.

Postar conteúdos relevantes na sua página é uma estratégia para você atrair mais tráfego, se tornar conhecido e, consequentemente, vender mais produtos.

2. Invista no email marketing

Investir em email marketing é uma forma interessante de você entrar em contato e manter a proximidade com o seu cliente. Ainda mais se você tem uma loja virtual e precisa aumentar as vendas

No email é possível enviar promoções, ofertas e descontos. Também, conteúdos exclusivos e informações importantes que podem atrair a atenção do seu público até a página da sua loja.

3. Analise o comportamento dos usuários

Você só vai saber se a sua loja virtual está tendo um bom desempenho se analisar de perto o comportamento dos seus usuários.  

Hoje já é possível utilizar ferramentas de análise da web como o Hotjar, por exemplo, para verificar como o seu público alvo está se comportamento. Também saber em quais produtos eles estão clicando e qual é a frequência com que visitam o seu site. 

4. Melhore o seu preço

Como na internet a concorrência é alta, o cliente sabe que pode encontrar ofertas e preços mais acessíveis a um clique de distância. 

Por isso, a dica agora é você tentar reduzir ao máximo o preço do seu produto. Dessa forma, tornando sua oferta mais atrativa e interessante para o consumidor. 

Não sabe como reduzir o preço? Que tal analisar com cuidado todas as etapas do seu processo logístico para verificar onde é possível diminuir os custos? 

Você também pode conversar com seus fornecedores para conseguir melhores condições, ou entrar em contato com a sua transportadora para ver se é possível reduzir os custos com transporte.

5. Crie uma experiência omnichannel

O comportamento do consumidor mudou. Agora, as pessoas visitam sites, buscam depoimentos e usam diversos canais de comunicação para embasar as decisões de compra.

Por conta disso, surgiu a necessidade de levar uma experiência mais otimizada, interligando diferentes canais de comunicação para melhorar o atendimento e a experiência do usuário. 

Essa experiência é conhecida como omnichannel e promete estreitar a relação entre o cliente e a marca. 

No caso das lojas virtuais, um exemplo de experiência omnichannel seria permitir que o consumidor realize uma compra pela internet e faça a retirada ou a troca do produto em uma loja física.

6. Pense nos dispositivos móveis

Se até pouco tempo as compras online eram feitas por um computador, agora é possível finalizar pedidos em poucos cliques, na palma da mão. Como a tendência é que cada vez mais pessoas utilizem dispositivos móveis, a sua loja deve estar preparada para atender também a esse público.

Nesse caso, precisa disponibilizar uma plataforma que seja responsiva e que se adapte à tela de qualquer aparelho móvel.

7. Sempre ofereça qualidade em produtos e atendimento

Embora o preço seja um fator de peso na decisão da compra, não podemos esquecer que é a qualidade dos produtos e o atendimento que vai fidelizar o cliente.

Se a sua empresa se preocupa apenas com o preço, pode deixar de focar no que realmente é importante para o consumidor. Que, nesse caso, é a experiência de compra em sua totalidade.

De que adianta reduzir os custos e oferecer um preço baixo, se a entrega atrasa ou o produto chega com defeito? 

Se você realmente quer otimizar as vendas da sua loja virtual, você precisa ter uma boa reputação na internet. Para isso, precisa se preocupar com cada etapa do processo de compra para oferecer qualidade nos produtos e no atendimento.  

   

8. Utilize as redes sociais

As redes sociais são ferramentas ótimas para aumentar as vendas pela internet. Isso porque no meio digital o alcance de pessoas é maior, e existe a possibilidade de uma aproximação mais descontraída e direta com o público.

Você pode utilizar de redes sociais como o Instagram ou Facebook para postar vídeos, fotos e criar ações de marketing. Também fazer promoções, dar dicas ou apresentar novos produtos e serviços. 

9. Preste atenção na gestão do estoque

Se existe uma etapa que pode prejudicar o sucesso de uma venda é a separação de pedidos. 

O estoque é o local onde ficam armazenadas todas as mercadorias. Então, se não existe controle sobre o que entra e sai desse armazém, a empresa pode deixar faltar algum produto e só se dar conta quando um cliente fechar um pedido.

Não existe nada mais desagradável do que criar expectativas e se decepcionar, não é? Então imagina a frustração do cliente em saber que pagou por um item que não está mais no estoque? 

Ou pior, pensar que a empresa não possui uma boa logística e que a experiência pode se tornar extremamente frustrante?

 

10. Tenha um bom software de gestão

Para que sua loja virtual tenha sucesso, é fundamental que você realize uma boa gestão. Por isso, investir em um software moderno, capaz de ajudá-lo a fazer esse gerenciamento, é uma dica importante para que sua empresa tenha mais eficiência.

Quando você utiliza um sistema de gestão você consegue otimizar processos, evitar erros e realizar entregas no prazo.

11. Tenha uma plataforma intuitiva e segura

Como as vendas de uma loja virtual são realizadas pela internet, a empresa precisa assegurar que o seu site possui uma tecnologia de ponta para comportar o tráfego de clientes. 

Não só isso, precisa garantir que os dados dos usuário estarão em segurança e que todas suas informações serão preservadas.

12. Escolha uma transportadora eficiente

A transportadora é a responsável pela última etapa do processo de vendas: a entrega. É ela quem vai transportar a mercadoria até o destino final e garantir que o pedido seja entregue em perfeitas condições para o consumidor.

Se a sua empresa não possui uma boa transportadora, você pode estar colocando em risco o sucesso de toda a operação. Afinal, não há como garantir que os itens chegarão em segurança.

Para não correr o risco de ver suas mercadorias extraviadas ou os clientes insatisfeitos, escolha uma transportadora que seja confiável e experiente no ramo de transportes. Dessa forma, ficará mais fácil para você otimizar as entregas e, consequentemente, aumentar as vendas.

Gostou do tema? :) 

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